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E se o Tibia tivesse som? Empty E se o Tibia tivesse som?

Ter 22 Out - 14:59
Atenção: Este artigo trata de uma ideia, uma hipótese. As músicas selecionadas claramente não farão parte do jogo e o que se propõe é algo do tipo. Então, caso você esteja prestes fazer algum comentário relacionado às musicas escolhidas, por exemplo: “nossa que música ruim” ou “que musica tosca”, por favor, não o faça!

Parceria: O TibiaEvents.com está promovendo neste exato momento um concurso muito bacana sobre o tema que será discutido neste artigo. Ao final da leitura, não deixe de se inscrever!



Muitos jogos, sejam eles MMORPG ou não, possuem em sua base de criação uma música de fundo, efeitos sonoros para as ações, vozes para NPC, ruídos para ambientes etc. Mas devemos lembrar que esses jogos, em sua maioria, surgiram após os anos 2000. Não podem, portanto, ser comparados a um jogo nascido no ano de 1997 sem nenhum intento comercial.

O Tibia nasceu forte e cresce dentro de alguns aspectos. O único jogo de MMORPG que possuía os elementos mencionados no parágrafo anterior na época em que o Tibia surgiu era o Ultima Online. No entanto, com a estrutura e com a perspectiva de jogabilidade assumidas pelo Tibia ao longo do tempo, a introdução de alguns aspectos sonoros no jogo deve ser abordada com grande cuidado.

Algumas pessoas já tentaram introduzir sons no Tibia, como podemos ver no vídeo abaixo:


Você consegue pensar em um Tibia com efeitos semelhantes aos que vimos no vídeo acima? Meu palpite é que efeitos sonoros de combate podem acabar nos fazendo esbarrar em alguns problemas.

Imagine um time caçando em algum lugar aleatório. Uma box de criaturas cerca o Elite Knight ao mesmo tempo em que os demais integrantes do grupo — e as próprias criaturas — começam a conjurar magias incansavelmente. Será que não teríamos poluição sonora demais? E no caso de uma war? Pense no quanto o seu ouvido sofreria ao ter que lidar com todos os sons provenientes dos arremessos de Sudden Death Runes e do uso frenético de potions.

Você pode estar agora mesmo se perguntando: "Ah, mas se não tiver efeitos sonoros de combate, que sons o Tibia pode ter, então?". É justamente aí onde mora a magia!

O Tibia já é, por si só, um jogo extremamente empolgante. Mas você já tentou assistir a uma cena de algum filme que você aprecia com e depois sem áudio? Não? Então façamos um teste! Logo abaixo eu disponibilizei dois vídeos. Convido você a assistir as cenas com os seus respectivos efeitos audiovisuais, com a mudança da trilha sonora e depois com o som desabilitado:



Como podemos ver, a trilha sonora é capaz de incidir sobre o sentido, graça, tensão e sobre o clima da cena, deixando-a diferente. Todavia, você pode mais uma vez questionar: "Ah, mas você está falando de cinema". Sim, mas você concorda comigo que caso houvesse música de fundo no Tibia, talvez ele pudesse ser mais empolgante do que já é?

Vamos fazer um exercício mental? Vou narrar a seguir uma breve situação corriqueira do cotidiano tibiano e você deverá executar o player de música que está vinculado a cada um dos três parágrafos que compõem a narrativa (observe que os parágrafos estão separados por linhas). Quando terminar a leitura de um parágrafo, interrompa a música e siga para o próximo (sem se esquecer de dar início à música correspondente). Combinado? Leia com calma, sem pressa e tente imaginar o jogo.



PLAYER 01
Trine OST – Academy Hallways

Você loga com o seu personagem no depot de Thais e começa andar. Há várias pessoas em suas cabines. Algumas conversam entre si, outras chegam cabisbaixas da direção do templo e umas tantas outras aparentam estar com bastante pressa. Você então resolve sair da cidade em busca de uma batalha. Você ainda é nível baixo e precisa de experiência para encarar novos desafios.



PLAYER 02
Trine OST – Dragon Graveyard

Com sua espada devidamente empunhada e com seu escudo amarrado no outro braço, você sai pela estrada norte de Thais rumo ao centro do continente. Andando pelo caminho de terra, você observa ao longe as montanhas dos Cyclopes. Por que não explorá-las? Ao chegar nelas, você decide entrar.



PLAYER 03
Trine 2 OST – The Giant Dragon

Ao entrar na montanha, você se depara com quatro Cyclopes e começa a atacá-los. Os golpes desferidos por eles nem sempre são bloqueáveis e sua armadura não consegue reter todo o dano provocado. Mesmo com um pouco de dificuldade, você consegue matar um deles. Agora os outros três Cyclopes parecem estar ainda mais furiosos. Você se sente mais fraco a cada ataque sofrido e se vê obrigado a tomar uma poção de cura. Você consegue desferir dois golpes certeiros em um Cyclops e o faz cair morto no chão. Com um a menos, agora você já consegue lidar mais facilmente com os ataques sofridos e finalmente consegue matar os outros dois Cyclopes.



Viu só como é ter uma trilha sonora de fundo? Agora experimente utilizar trilhas sonoras enquanto joga. Algumas músicas vão se encaixar perfeitamente a determinados momentos. Vamos a mais um exemplo? Imagine-se a caminho de algum boss da Grave Danger, Heart of Destruction, Ferumbras’ Ascendant, ou até mesmo a caminho da sala do Ferumbras propriamente dito, ao som de alguma das músicas abaixo:

PLAYER
Chrono Trigger OST 48 – Singing Mountain

PLAYER
Lord of the Rings – Requiem for a Dream



Uma boa trilha sonora pode deixar o jogo mais rico, mais vivo e mais envolvente. Obviamente, seria necessário termos um bom projeto que desse conta, por exemplo, das divisões de áreas e de suas respectivas músicas, assim como das transições entre as músicas. Um estudo profundo e árduo para a inserção de uma trilha sonora de fundo: quando e quais músicas seriam tocadas? Além disso, é importante salientar que se algo assim fosse implementado, não poderia faltar um controle de volume e uma bela opção para desativar o som, imprescindível para quem eventualmente escolha jogar sem música.

Vou deixar aqui um vídeo muito interessante que mostra o uso de efeitos sonoros ambientes no Tibia:




A ideia de ter som no Tibia sempre foi debatida em diversos fóruns e possui um teor propriamente estético. Talvez não atraia tanto os desenvolvedores pelo fato de não ter uma relação tão direta com o conteúdo do RPG do jogo. No entanto, pequenas mudanças por vezes têm um impacto muito grande. Até hoje, por exemplo, espero pelo dia em que poderei ver o meu personagem sentado em uma cadeira ou poltrona.

Para finalizar este artigo, gostaria de compartilhar algumas músicas que talvez vocês queiram ouvir enquanto se divertem jogando:

PLAYER
Trine OST – Astral Academy

PLAYER
Trine 2 OST – Main Theme

PLAYER
Trine 3 OST – The Beast in The Trees

PLAYER
Chrono Trigger OST 01 – A Premonition

PLAYER
Main Theme – Definitive Edition – Ori and the Blind Forest



Agradeço a todos aqueles que tenham tido paciência suficiente para chegar até aqui. Espero por vocês abaixo na seção de comentários!

Um forte abraço!
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